13/08/2021

DPE-PR elege a primeira ouvidora externa trans

Na manhã desta sexta-feira (13), o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), elegeu a sua nova ouvidora externa para o biênio 2021/2023. Karollyne Nascimento foi eleita com 7 votos para assumir o cargo. A votação foi transmitida  pelo canal do youtube da DPE-PR. Além da ouvidora eleita, concorreram a vaga Andreia de Lima e Eliza Ferreira.

Ativista de Direitos Humanos, Karollyne Nascimento integrou o Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (COPED), representando o Transgrupo Marcela Prado, e teve uma importante atuação na defesa dos mais vulneráveis. Também é conselheira Municipal de Saúde, conselheira Municipal dos Direitos da Mulher, membra consultiva da CDSG/OAB, membra consultiva da CEVIGE/OAB, membra do Comitê LGBTI da Sejuf, membra do GT LGBTQI da SESP e membra da Marcha Mundial das Mulheres, além de atuar também no grupo Desencarcerar PR e Pastoral Carcerária.

Na instituição, trabalhou incansavelmente em projetos voltados à população trans, desde mutirões para retificação do nome a criação de projetos. “Em parceria com o NUCIDH e o Nudem participei da criação da portaria n° 87 que regulamentou a criação da unidade de Rio Branco do Sul, referência para as pessoas travestis, transexuais e homens gays em situação de alta vulnerabilidade no cárcere privado”, contou Karollyne.

“Apesar de eu advir do Transgrupo, uma instituição que atua com uma população específica, eu tenho uma grande capacidade de diálogo com os demais movimentos e tenho uma experiência muito tranquila na criação de projetos para assegurar os direitos da população mais vulnerável”, pontuou a ativista.

Durante a reunião, as candidatas tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas de trabalho para a gestão e contaram sobre suas trajetórias junto aos movimentos sociais. Puderam, ainda, responder questões levantadas pelos conselheiros sobre suas propostas, dentro do tempo de 30 minutos.

Ouvidoria Externa
A Ouvidoria é um órgão de controle externo da Defensoria Pública do Estado do Paraná. Ela serve, entre outras coisas, para que o cidadão tenha um canal de comunicação direto com a instituição, seja para elogiar, reclamar ou sugerir mudanças, melhorando assim o próprio funcionamento e atuação da Defensoria. É um dos principais instrumentos de diálogo entre a DPE-PR e as organizações da sociedade civil, como por exemplo os movimentos sociais.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.